Elevadores produzidos pela Hyundai no Ceará serão vendidos em todo o País
Publicado: 20 de fevereiro de 2013 às 6:10 | Autor: Eliomar de Lima | Categoria(s): Brasil,Ceará, Ec onomia | Sem Comentários
“O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal, irá absorver 90% da produção da futura fábrica de elevadores da Hyundai, que deverá ser construída dentro de dois anos no Ceará. A informação é do presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon-CE), Marcos Novaes. Segundo Novaes, a demanda do Programa é de 70 mil elevadores para projetos desenvolvidos em todo o país. “Para se ter uma ideia, hoje, o mercado nacional compra em torno de 13 a 15 mil elevadores anualmente”, afirma.
Os elevadores alvo do acordo entre governo do estado, Coopercon e Hyundai serão diferenciados, mais econômicos e, por isso, mais baratos que os similares existentes hoje no mercado. O equipamento destina-se a construções com quatro andares que, até agora, não dispunham desse item. No mercado nacional, um elevador comum para empreendimentos com até quatro andares custa, em média, 60 mil. Para ser compatível com o MCMV é necessário que ele custe menos de R$ 40 mil, informa Marcos Novaes.
Reunião tríplice
Para atingir este objetivo, antes da construção da fábrica será preciso fazer um estudo de viabilidade econômica para a construção de um Centro de Excelência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Elevadores, também no Ceará, que poderá ser construído tanto em Fortaleza como no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Esse estudo será ser feito em universidades coreanas e cearenses, a princípio junto a Unifor e Federal do Ceará (UFC).
Marcos Novaes participou, ontem, de reunião tríplice com o presidente da Hyundai Brasil, Victor Park, e com o governador do Estado Cid Gomes. No encontro, além da construção do Centro, ficou acertada uma visita do governador à Hyundai na Coreia do Sul. “Até março o projeto de viabilidade para o Centro de Excelência deverá estar sendo entregue ao governador”.
Victor Park, da Hyundai Brasil, diz que o projeto de uma fábrica de elevadores voltados à classes populares é inédito. “O projeto foi germinado em conversas entre Hyundai e a Coopercon-CE. Temos várias centros de pesquisa pelo mundo, mas o do Ceará vai ser inédito porque o conceito é único: gerar o melhor elevador para o programa Minha Casa, Minha Vida. Com o sinal verde do governador, agora vamos nos voltar para a mesa de desenho para desenvolver um projeto-piloto que deverá ser iniciado ainda este ano”, admite Park. Com relação a valores, Park afirma que não dá para mensurar ainda, mas que recursos não são problema já que o conglomerado Hyundai tem faturamento anual de US$ 180 bilhões.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário